sábado, 12 de abril de 2014

#Bloody Mary — Sanguinária e sofredora


Como eu disse antes, vou fazer uma análise da música Bloody Mary da Gaga ... Ela faz parte do álbum Born This Way lançado em 2011, e, na minha opinião é a música mais enigmática da Gaga. Quando escutei a primeira vez, tive certo medo... Ela tem um ar fantasmagórico, referências à Bíblia, sangue e sua personagem principal é Maria Madalena. Porém, antes eu tinha apenas 14 anos e não entendia muito bem o conceito da música. Hoje, estou com a mente bem mais aberta e consigo entendê-la perfeitamente.


— Entendendo o contexto
Bom, antes de começar a explicar essa música, tenhamos em mente que quem conta essa história de DOR e FÚRIA é a Maria Madalena. Apaixonada, indignada por ver seu amor morrer, mesmo sendo inocente. Mas, ela tem que ser forte e aceitar que aquela era a missão dele. Para compreender essa música, é preciso ter uma mente aberta... Livre das concepções religiosas.

BLOODY MARY - Maria Ensanguentada

Dinheiro, dinheiro, dinheiro, dinheiro
Oh-oh-woah-oh

O amor é apenas uma história que eles podem provar
E quando você partir, lhes direi que minha religião é você
Quando Pilatos vier matar o rei no seu trono
Estarei pronta para as pedras deles

Nos primeiros versos, podemos constatar que ela fala de uma história de amor. Que, talvez, um dia poderão provar. (Existem teorias de que Madalena era mulher de Jesus, mas não vamos entrar nisso agora.) E, mesmo que ele morra, continuará sua devoção por sua santidade, sua divindade. Ela nunca irá esquecer seu amor, seus ensinamentos. E, por ter consciência de que é uma pecadora, prepara-se para as pedras.Fica bem claro que é Jesus, pois ela cita Pôncio Pilatos, o homem que deixou Cristo ser levado à morte.

Vou dançar, dançar, dançar
Com minhas mãos, mãos, mãos
Acima da minha cabeça, cabeça, cabeça
Como Jesus falou

Vou dançar, dançar, dançar
Com minhas mãos, mãos, mãos acima da minha cabeça
Com as mãos juntas, perdoe-o antes que ele morra, porque

Ela vai dançar, se movimentar, com as mãos acima da cabeça, JUNTAS. Refere-se a oração. "Como Jesus falou" Provavelmente, a oração que Jesus nos ensinou, "O Pai nosso". Ela quer perdoá-lo, por deixá-la e sacrificar-se por pessoas que o condenaram, ela já sabia de sua morte.

[ Refrão]

Não vou chorar por você
Não vou crucificar as coisas que você faz
Não vou chorar por você
Quando você se for, ainda serei a Maria Ensanguentada

Ela não vai chorar por ele, não vai esquecer todos os seus grandes feitos, pois sabe o quanto ele é grande e importante. Madalena tenta se conformar com a morte do amado, porém continuará a ser a Maria sangrenta. "Sangrenta", por ser sofredora, sangrar por dentro.

Nós não somos apenas a arte de Michelangelo
Para esculpir ele não pode reescrever o ápice
Do meu coração enfurecido.
Vou esperar, no topo da montanha no frio de Paris
Eu não quero morrer sozinha

Aqui ela relata que seu amor é divino demais para alguém esculpir. Pois, ele não conseguirá transpor em apenas uma obra toda a dor do seu amor. Ela irá espera no topo da montanha de Paris ( Há histórias de que Maria Madalena fugiu para Paris junto com seus dois filhos legítimos de Jesus ~Código da Vinci feelings~)

Vou dançar, dançar, dançar
Com minhas mãos, mãos, mãos
Acima da minha cabeça, cabeça, cabeça
Como Jesus falou

Vou dançar, dançar, dançar
Com minhas mãos, mãos, mãos acima da minha cabeça
Com as mãos juntas, perdoe-o antes que ele morra, porque

Não vou chorar por você
Não vou crucificar as coisas que você faz
Não vou chorar por você
Quando você se for, ainda serei a Maria Ensanguentada

(Gaga Gaga Gaga Gaga)
Essa parte do Gaga Gaga, parece-se com aqueles corais de Igrejas, com ar mais fantasmagórico do que tudo.  Fui procurar um pouco mais e dizem que é Canto Gregoriano.

Dum dum da di da
Dum dum da di da
Dittie da di da
Dum dum da di da

Dum dum da di da
Dum dum da di da
Dittie da di da
Dum dum da di da

Não vou chorar por você
Não vou crucificar as coisas que você faz
Não vou chorar por você
Quando você se for, ainda serei a Maria Ensanguentada


Então, eu adoro assuntos de ocultismos, histórias escondidas e polêmicas. Não vejo problema algum se Jesus fosse casado com Madalena, a Bíblia sofreu tantas alterações e traduções errôneas ao longo dos anos que é possível de que ela nunca tenha sido uma prostituta e sim, a esposa fiel dele, que o seguiu  até o fim da vida. Já descobriram um evangelho que é "Segundo Maria Madalena" onde ela é apresentada como "companheira" de Cristo.
Então, sempre achei Bloody Mary carregada de significado, além de passar mensagens de amor, dor e força. É uma das minhas músicas favoritas da LG ♥
Artes usadas na capa:
http://omrikoresh.deviantart.com/art/GAGA-286482441
http://www.deviantart.com/art/LADY-GAGA-161928452


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Just another day...

Oh, eu aceitaria umas duas ou três Ou outras maneiras de viver Mas hoje eu não vou ser tão dura comigo mesma Eu vou caminhar so...