sábado, 5 de julho de 2014

- Curiosidades sobre a lua
















Eu adoro a lua, tem algo de misterioso e mágico que nos "puxa" pra ela. Tanto que, pus o nome do blog de GoldenMoon (Lua dourada.)... Então, nada melhor do que postar algumas curiosidades do satélite natura do nosso planetinha né! :*
  • Ela não tem brilho próprio. A luz que vemos nela é a do Sol, refletida na superfície lunar.
  •  Dependendo de sua posição no espaço, temos diferentes aspectos, que são conhecidos como fases da Lua. Quando apenas a face da Lua voltada para o Sol é iluminada, temos a lua nova. Sete dias depois, vem a quarto crescente. Quando o Sol bate de frente e ilumina a face da Lua voltada para a Terra, chegamos à lua cheia. Após uma semana, aparece a quarto minguante.
  • Sua luz demora 1,25 segundo para chegar à Terra.
  •  Ao redor da Terra, a Lua faz o movimento de translação, que dura 27 dias, 7 horas e 43 minutos. O movimentos de rotação (em volta dela mesma) duram o mesmo tempo. ( É por isso que vemos somente uma de suas faces.)
  • O diâmetro médio da Lua é de 3.476 km.
  •  A Lua tem 4,5 bilhões de anos de idade.
  • Ela está a 385 mil quilômetros da Terra. De carro, esse percurso demoraria 130 dias para ser concluído. De foguete, 13 horas. E, à velocidade da luz, 1 segundo e meio.
  • A Lua influencia nas marés: Com a sua força gravitacional, a Lua “puxa” os oceanos em sua direção. Essa força tem a ver com a massa dos corpos e a distância entre eles. Quanto maior e mais perto, maior a força. O Sol também afeta as marés, mas menos, já que está mais longe da Terra do que a Lua. As marés mais altas ocorrem quando Sol e Lua estão do mesmo lado da Terra, somando as suas forças.

Fonte: http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/2910/1/astros-e-estrelas.html
http://circuscircus.com.br/blog/10-curiosidades-sobre-a-lua/

♥ Um astro tão lindo que, aos pouquinhos, está se afastando de nós...  :(




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERDÃO

Eu deveria pedir perdão A mim mesma. Pelas histórias inventadas Os sentimentos perdidos E as palavras mal explicadas Eu deveria p...