prosa do dia 31/05/2015.


Dias de greve... Dias de preguiça :P  Enfim, de vez em quando pego nos meus cadernos e livros, faço umas pesquisas... Mas sinto falta daquele "gás" dos dias na universidade. É tão estranho... Enfim, preciso retomar. Entretanto... hoje não vim falar sobre meus dias ociosos de greve. Vim falar sobre um livro maravilhoso que terminei de ler há 2 dois atrás e achei incrivel e com um final... Hm.. Surpreendente!! O nome é "O Pântano das Borboletas", do escritor argentino Federico Axat.
Encontrei esse livrinho na Avon, naqueles dias em que a revista dá "Aloka" e põe alguns livros diferentes no catálogo. Não tinha muita expectativa, pois a informação sobre ele na revista não é muito animadora ( pelo menos para mim), mas acabei comprando; estava louca atrás de algo para "devorar". Um dia depois de chegar, comecei a ler... E se revelou uma experiência deliciosa para mim.. Aqui a sinopse (direto do Skoob):

"Sam e Billy têm 12 anos e moram na pequena Carnival Falls. Amigos inseparáveis, eles percorrem o bosque de bicicleta e preparam-se para terminar a construção da sonhada casa na árvore. Compartilham tudo, inclusive a paixão por Miranda, a menina rica que acaba de se mudar para a cidade. Juntos, os três vivem as descobertas e as transformações típicas da idade e desvendam o mistério que assombra a vida de Sam: o paradeiro de sua mãe. Com esses ingredientes e doses generosas de lirismo, Federico Axat escreveu uma história admirável sobre a delicada passagem da infância para a adolescência e desta para a vida adulta.Mas não só. Romance de crescimento e suspense com incursões pelo fantástico, O pântano das borboletas reserva uma desconcertante reviravolta final: um segredo que, revelado, arremessa o leitor em um torvelinho de emoções e confere à trama um sentido totalmente novo."

O livro é dividido em quatro partes... E algumas delas se passam no futuro (2010). A história já começa com o terrível acidente de Sam e sua mãe Cristina Jackson, em 1974. Logo depois, somos transportados para 1985, quando o menino já tem 12 anos e mora em uma granja junto a varias outras crianças, acolhidas pelos Carroll. Boa parte da história se passa no bosque, onde Sam e Billy conversam e planejam sua casa da árvore. Não posso me alongar muito na história, pois Spoilers nem sempre são bem vindos, mas como já está explicito ali na Sinopse, os dois meninos se apaixonam por Miranda e, os mistérios da família dessa garotinha loirinha e de olhos azuis, aos poucos mostram-se bem relacionados ao sumiço de Cristina Jackson. Sumiço este relacionado até a UFO'S pelo sr. Banks, estudioso de casos extraterrestres. Confesso que quando vi sobre essas passagens no livro fiquei com certa desconfiança e com medo, muito medo de sofrer uma enorme decepção, porém, não aconteceu nada disso (ainda bem!).

Gostei bastante de como a trama se desenrola, a todo momento aparece um novo mistério e você simplesmente não tem vontade alguma de parar de ler o livro! A relação dos três amigos é linda, apesar de que eu achei as crianças muito "evoluídas" para a idade. Pensavam e falavam como adultos, principalmente o Billy, mas tudo bem, nada que tire a magia da história! O autor mostra bastante a questão da puberdade, o primeiro amor, as aventuras da infância. Adorava quando eles iam até o pântano das borboletas (um lugar especial e mágico para eles). Apesar de encontrarmos muitos pontos positivos nessa história, acredito que, como ponto negativo, temos algumas questões que ficaram um pouco mal explicadas, enfim, furos mesmo. Porém, eu deixei de lado todos os furos quando li... O Epílogo!!!! Aquele epílogo, gente... Não sei explicar a sensação de lê-lo! Ele conseguiu mudar toda a minha visão da história... É como se 1 página, mudasse mais de 200!! 
Como esse é o primeiro lançamento do Axat no Brasil, não vou achar outros títulos dele em português... Mas espero ansiosamente para ler outro livro dele! Por enquanto... Vou ler "Perfume", o qual encontrei perdidinho aqui em casa.... Encomendei Will & Will (sim, pela AVOOOON !) porém tenho que esperar chegar :(((


*Nota desinteressante: Encontrei esse deus nórdico por acaso na internet, e já o considero meu ♥ Nome? Bartek Borowiec.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais do que paixão - Albafica de peixes ♥

- Mais do que paixão: Personagens masculinos com cabelos longos! *-*